Quem tem ar condicionado em casa sabe que ele é um ótimo aliado para manter o ambiente refrescante, mas também pode ser um meio de propagação de doenças pelo ar, causando reações alérgicas e crises de rinite, sinusite e outros problemas.

Quando isso ocorre, é sinal de que existe acúmulo de sujeira no filtro e paredes internas do condicionador de ar, o que cria um ambiente perfeito para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias. A falta de limpeza do ar condicionado também prejudica o aparelho, gerando ruídos, falhas na climatização e aumento do consumo de energia.

Para que você melhore a qualidade do ar no ambiente e aumente a durabilidade do equipamento, vamos dar algumas dicas sobre como limpar o ar condicionado. Antes de começar, desligue o ar condicionado e retire o plugue da tomada.

Dicas de limpeza de ar condicionado

Se você tiver um ar condicionado split, remova o painel frontal e limpe-o com um pano seco e macio, mas se o painel estiver muito sujo, lave-o com água morna (abaixo de 48º C). Espere secar e vá par condicionadoara o filtro, o próximo item da limpeza do ar condicionado.

Desencaixe o filtro de ar da unidade interna e limpe-o com um aspirador de pó, a não ser que esteja com sujeira muito evidente. Nesse caso, você pode usar ainda água morna e detergente neutro. Depois de seco, reinstale o filtro e feche o painel para a limpeza do ar condicionado ser finalizada.

O procedimento de limpeza do ar condicionado de parede (ou janela) não é muito diferente. Limpe o painel frontal com pano seco e macio ou utilize um aspirador de pó. Para limpar o filtro desse condicionador de ar, remova-o da unidade interna e retire a sujeira com aspirador de pó ou água e sabão. Espere secar e recoloque-o na posição original.

Continue lendo…

Bookmark and Share

Deixe uma resposta